sábado, 22 de junho de 2013

Vocês não estão preparados pra isto, mas seus filhos vão adorar!

A cena Johnny B Goode sempre foi uma das minhas favoritas em toda a trilogia Back to the Future. Sei que se trata de um filme, e filmes nem sempre são muito lógicos. Mas sempre me perguntei:

- Seria possível a banda tocar a música, somente com aquelas instruções dadas por Marty?


"...Hei caras, é um blues, o tom é b, tentem prestar atenção nas mudanças e me acompanhar..."


De acordo com nosso especialista em assuntos musicais Ancelio Linhares Oliveira , vulgo Urá, a música Johnny B. Goode não é um blues propriamente dito, ao menos não é um “blues raiz”.
É na verdade, um “rockabilly” (um blues mais rock’n’roll).

Ambos os ritmos possuem clichês, algo que chamamos de “fraseados” e “riffs” (assim como outros estilos também). Assim, muitas vezes, o mais importante é saber o tom em que a música vai ser executada, pois daí podemos segui-la a partir de um desses fraseados.

No caso do filme “Back to the Future” , Marty disse o tom “b”(si), indicou que era um blues e pronto,temos uma bela sequência de Johnny B. Goode.

É claro que não podemos esquecer que seria preciso grandes músicos instrumentistas e arranjadores, o que nos faz crer que a banda do Marvin era composta de bons músicos.

De fato eram ótimos músicos, visto por exemplo a execução de "Night Train", que é um jazz, o que nos faz crer que não eram uma simples banda de baile, mas sim músicos de jazz e possivelmente tocavam em bares e clubes de jazz.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...