terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Mr. Fusion - Home Energy Reactor

Lembram-se do Mr. Fusion ? Ele é o reator nuclear caseiro de fusão à frio utilizado por Doc Brown. Estamos chegando mais perto de ter um desses no uso diário.


 Cientistas americanos acabam de ultrapassar uma etapa considerada crucial para a fusão nuclear controlada - processo atômico que poderia resultar em fonte inesgotável de energia limpa e resolver problemas relacionados a combustíveis fósseis e à emissão de gases de efeito estufa.
Os pesquisadores conseguiram produzir um nível de energia sem precedentes e romper a barreira do megajoule, informou a Administração Nacional de Segurança Nuclear dos Estados Unidos.

"Romper essa barreira nos aproxima da ignição por fusão", disse o administrador do organismo, Thomas D'agostino, em comunicado.

No experimento, a energia do laser foi convertida em raios X, comprimindo o combustível até chegar a níveis de temperatura e pressão milhares de milhões de vezes superiores às da atmosfera terrestre, segundo o comunicado. O processo leva à fusão dos núcleos do hidrogênio, que liberam energia precursora da fusão nuclear. A temperatura produzida pelo dispositivo durante os poucos milionésimos de segundo de duração do experimento, foi equivalente a 500 vezes a energia consumida pelos Estados Unidos nesse mesmo tempo.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...