quarta-feira, 14 de abril de 2010

Estudo científico demonstra adoração por Back to the future

Estudo explica como filmes prendem atenção dos espectadores

No periódico Psychological Science, James E. Cutting e sua equipe, da Universidade Cornell, relatam que os produtores de filmes de Hollywood - de forma consciente ou não - têm mostrado uma crescente habilidade na construção da estrutura básica dos filmes.

De cena em cena, os filmes avançaram para algo semelhante a um padrão de variação em ondas. Esta sincronia de montagem entre o ritmo do filme e o olho interno da mente pode ajudar a explicar por que alguns filmes conseguem prender tanto a atenção do público.

Segundo o relatório, a estrutura básica de filmagem e a forma como os segmentos de filme de diferentes tamanhos são montados de cena em cena, de ato para ato, evoluiu ao longo dos anos para hoje tomar a forma de um padrão de variação chamado de 1/f - um sobre frequência - ou ruído rosa, como preferem chamá-lo em Hollywood. Ou seja, mais destes padrões no filme, mais atento estará o espectador.

E agora vamos ao que interessa! O filme com o perfil de maior distribuição de ondas "1/f " entre os analisados foi "Back to the future". Doc Brown ficaria orgulhoso.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...