quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Fundação Michael J. Fox financia investigador português

O investigador Tiago F. Outeiro, do Instituto de Medicina Molecular, ganhou um Rapid Response Innovation Award, da Fundação americana Michael J. Fox.

Esta distinção, atribuída pela segunda vez a Tiago F. Outeiro, financia projectos de investigação inovadores que se foquem na origem ou no tratamento da doença de Parkinson. Desta vez, o trabalho será desenvolvido em parceria com Fran Borovecki, investigador na Universidade de Zagreb, Croácia.

O projecto vencedor, intitulado «Decifrar os efeitos moleculares da alfasinucleína no núcleo: ligação ao DNA e desregulação transcripcional», visa estudar a contribuição da desregulação da expressão genética no desenvolvimento da Doença de Parkinson.

A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa que atinge actualmente mais de 6 milhões de pessoas em todo o mundo. Manifestase habitualmente a partir dos 60 anos de idade, havendo no entanto 5-10% de casos em que os sintomas aparecem aos 40 anos ou ainda mais cedo.

Os sintomas da doença de Parkinson mais evidentes são os tremores, a lentidão de movimentos, problemas de equilíbrio e rigidez dos membros. Pacientes famosos incluem o anterior papa, João Paulo II.

Fonte: SOL

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...