domingo, 28 de agosto de 2011

Guest Post - O brasileiro que “quase” conheceu Hill Valley.

Por Marcus Vinicius Garrett Chiado (Garrettimus). 


Em agosto de 2010, tive o prazer de conhecer várias locações de filmagem de Back to the Future no Vale de San Fernando, Califórnia, chamado apenas de “The Valley” pelo pessoal de lá.

Na verdade, viajei aos Estados Unidos também para conhecer as locações de meu filme favorito, E.T. O Extraterrestre, mas não podia deixar de visitar os lugares pelos quais Marty e Doc perambularam no clássico filme de 1985. Meu amigo americano, Tom Moser, ajudou-me na empreitada. 


O primeiro lugar visitado, claro, foi a casa dos McFly. Ela fica no endereço 9303 Roslyndale Ave, Arleta, em um bairro extremamente sossegado na parte mais oeste do Vale. 
Lá chegando com meu amigo, desembarcamos. A sensação que tive foi um misto de êxtase, de estar em um lugar que povoou minha infância, e de quase poder fazer parte do filme. 

A rua, muito arborizada, estava vazia, apenas ouvíamos o piar dos pássaros que voavam sobre as árvores. Quase que me belisquei para crer que realmente estava lá após todos estes anos. A casa e a rua continuam com a mesma aparência, incrível. Começamos a tirar fotos e meu amigo notou a presença de gente dentro da casa – e as pessoas olhavam para nós. Disse-lhe: “Acho que chamarão a polícia!”. 

Depois, o amigo explicou-me que os moradores dessas casas estão acostumados aos turistas e suas máquinas fotográficas. Ao olhar a rua, impossível não vir à mente a famosa frase de encerramento da película: “Roads? We don´t need roads”. E, claro, eu e Tom recitamos várias passagens do filme enquanto tirávamos as fotos. 

De lá fomos à famosa casa do Doc Brown, que fica no endereço 4 West Moreland Place em Pasadena. Atualmente o imóvel abriga um museu, batizado de Gamble House. O lugar é bem arborizado e estava cheio de visitantes.

 O “barracão” onde Doc trabalhava no filme parece idêntico também, mas estava fechado. Tiramos várias fotos em frente à casa e também à porta da mesma. Incrível. O lugar é grande, muito grande. No filme não é possível notar o tamanho do imóvel.

Saindo da casa do Doc, fomos ao famoso Burger King na região de Burbank. O endereço é 535 N Victory Blvd. Outra vez, a sensação de não estar realmente ali, de ser algo com o que eu sonhava naquele momento, como se estivesse sonhando. O local continua idêntico, é claro, afinal, é um Burger King “comum”. Tiramos fotos em frente ao prédio. 
Ao lado há o estacionamento e, no fundo do mesmo, se bem me lembro não há nada de especial, mas no filme lá havia o barracão cheio de quinquilharias do Doc. Incrível. Lembram-se do começo em que Marty fecha a porta, sobe no skate e pega carona na picape?


O próximo “alvo” seria o ginásio em que aconteceu, no filme, a Battle of the Bands. O ginásio fica pertinho da casa do meu amigo americano, ainda em Burbank. O local é o McCambridge Park Recreation Center e fica em 1515 Glenoaks Blvd. É um ginásio poliesportivo com piscina e uma quadra coberta enorme.

Algumas pessoas estavam treinando basquete no local. Quando meu amigo pediu a uma garota, bem novinha, que tirasse a foto da gente, ela ficou com “cara de interrogação” ao saber que ali havia sido filmada a cena da batalha das bandas de Back to the Future. Enfim, muito bacana. O ginásio é bem grande, bem espaçoso. A tarde estava ensolarada e muito agradável. Foi ótimo. 

O último local visitado, mas não menos importante, foi o shopping center Twin Pines/Lone Pine. É o Puente Hills Mall, Colima Road, Southwest Entrance, City of Industry, Califórnia.Trata-se de uma locação bem afastada das demais, estando em Puente Hills na Cidade da Indústria, um local cuja presença hispânica é notável. Chegando lá, demoramos um pouco para encontrar o local correto – no lado sudeste do complexo. No filme, havia um letreiro da loja JC Penney, porém, hoje lá se encontra o letreiro da rede de academias 24 Hour Fitness. O lugar é bem espaçoso e até que havia bastante gente.


Caminhamos pelo estacionamento e adentramos o shopping, que estava razoavelmente cheio. Como disse anteriormente, havia muitas pessoas descendentes de ou mexicanas realmente. 

O shopping é típico com seu enorme espaço e lojas de marca, tais como AT&T, joalherias e lojas de departamento como a Sears. Foi a locação final. 

Infelizmente, não consegui ver um DeLorean sequer nas ruas de Los Angeles. O único que vi foi no passeio “Studio Tour” da Universal Studios. É isto. Visitar aquelas locações foi fantástico. 

Uma experiência única que todo fã de Back to the Future deveria fazer. 



Minhas palavras não fazem jus à experiência. Mesmo sem um DeLorean, fui capaz de viajar no tempo. Ir ao distante ano de 1985, quando eu tinha 12 anos de idade, e viajar com nossos heróis para o coração.

 O coração de um fã.

2 comentários:

  1. UAU!
    UAU!

    Só de ver as fotos eu fiquei radiante.
    Eu queria tanto poder passar por essa experiência. *-*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...