segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Lista de Dúvidas de BTTF: FAQ com Bob Gale e Robert Zemeckis


Dúvidas Mais Frequentes X Respostas sobre os 3 filmes "Back to the Future", concedidas pelo roteirista/produtor Bob Gale e roteirista/diretor Robert Zemeckis, entre os anos de 1990 à 1995.

Pergunta: Na cena do Darth Vader, Marty tem um secador de cabelo moderno preso em seu cinto, obviamente algo que não existia em 1955. De onde ele veio?

Resposta: O secador estava na mala que o Dr. Brown de 1985 pôs no DeLorean, no Twin Pines Mall. Havia uma cena em que o Dr. de 1955 olha essa maleta, pega o secador de cabelo e pergunta: "O que é isso?" "Um secador de cabelo", responde Marty. O Dr. balança a cabeça e pergunta: "Um secador de cabelo? Não existem  toalhas no futuro?". Contudo, essa cena foi cortada, não aparecendo na versão final do filme.

P: Qual o propósito ou razão da saída de Eric Stoltz do 1º filme? Ele não substituiu Michael J. Fox porque esse recusou o papel ?

R: Eric Stoltz era o cara errado para o papel. O que aconteceu foi que nós queríamos Michael J. Fox, ele foi nossa primeira escolha. Nós nem mesmo procuramos Michael, fomos falar com o produtor de Family Ties ("Cara e Caretas"), porque Michael já estava comprometido com aquela série. Nós dissemos "Ei, alguma chance de nós podermos tirar Michael J. Fox do programa pra fazer esse filme?" Ele disse "Não. Meredith Baxter-Birney está grávida e não pode participar de toda a temporada, precisamos de Michael para segurar a série. Esse roteiro é ótimo e é perfeito para o Michael, mas se eu mostrasse a ele, ele me odiaria pelo resto da vida por eu dizer a ele que ele não poderia filmar". Bem, nós entendemos isso. Então lá estávamos nós muitos meses depois, sabendo que teríamos que substituir Eric Stoltz. Nós voltamos a falar com Gary Goldberg, perguntamos a ele de novo e ele disse "OK, vejam. Meredith já voltou a trabalhar. Eu deixarei Michael ler o roteiro se vocês aceitarem filmar em função do nossos horários de gravação. Se Michael aceitar fazê-lo, está tudo bem pra mim, contanto que vocês saibam que Family Ties vem em primeiro lugar". Então Michael leu o roteiro e disse "Sim, claro, o que quer que tenha que fazer, eu farei". Assim nós filmamos em função dos horários de gravação de Family Ties.

P:  Por que Crispin Glover (George McFly) não participou das seqüências?

R: Basicamente, ele não quis fazê-las. Nós perguntamos a ele no começo se ele estaria interessado em fazer as sequências, e ele disse "Não. Bem, se vocês me pagarem o mesmo que Michael J. Fox ganha, pensarei no assunto, mas terei que aprovar o roteiro". Ele estava tão sem interesse nisso, que nós achamos que não queria fazê-las. Então, basicamente, nós o tiramos do roteiro. Toda a sub-trama da morte de George Mcfly no 1985 alternativo foi criada para manter Lea Thompson no filme e não ter Crispin Glover.

P:  Por que Claudia Wells não estava nas seqüências como Jennifer Parker?

R: Claudia tinha problemas pessoais para tratar na época, e por isso não estava disponível para trabalhar. Assim, escolhemos Elisabeth Shue para substitui-la no papel de Jennifer.

P:  Se Griff é o neto de Biff, como nós nunca conhecemos o filho de Biff?

R: Na verdade, nunca foi estabelecido que Biff teve um filho. Como não sabemos o sobrenome de Griff, ele pode muito bem ser filho da filha de Biff.

P:  Onde eu posso conseguir um par daqueles tênis com cadarços automáticos que Marty tinha?

R:  Você não pode. É puramente um efeito especial, e aqueles tênis não existem. Até onde nós sabemos, a Nike não tem planos para desenvolver tênis como aqueles. (Nota: atualmente sabemos que a Nike tem sim um projeto desse tênis e, provavelmente, o lançará em 2015)

P: O que aconteceu com o Velho Biff quando ele saiu do DeLorean em 2015?

R: Nossa intenção com relação ao velho Biff era que, ao voltar a 2015, ele seria apagado da existência pois ele teria mudado todo o seu destino, ao dar o Sports Almanac para seu "eu" mais novo ( Provavelmente Loraine atirou nele por volta de 1996!). Depois que o velho Biff passa mal e fica tonto (exibindo os mesmos sintomas exibidos por Marty em De Volta Para o Futuro, quando ele estava começando a ser apagado), nós na verdade filmamos ele caindo no chão e desaparecendo. Contudo, a maioria da audiência não entendeu quando apresentamos o filme num teste-piloto, então nós decidimos cortar a cena, deixando a resposta ambígua - além da explicação acima, você pode acreditar que o velho Biff sofreu um ataque cardíaco causado pelo choque da viagem temporal, por voar no carro, ou por algo que aconteceu com ele em 1955.

P: Quando Doc e Marty estão em 1985-A, Doc diz que eles não podem voltar para o futuro para impedir o roubo do DeLorean pelo velho Biff, porque seria o futuro errado. Mas se isso é verdade, como o velho Biff conseguiu voltar para o mesmo futuro que ele deixou? Ele não deveria voltar para um futuro diferente?

R: Como deve ter ficado claro de acordo com a resposta à pergunta anterior, nós acreditamos que Biff realmente voltou para um futuro diferente - um "2015-A", que se transformaria ao redor de Doc, Marty, Jennifer e Einstein (do mesmo modo que Doc explica como 1985-A mudaria para 1985, transformando-se instantaneamente ao redor de Jennifer e Einstein).

Isso aconteceria DEPOIS que o velho Biff retornasse com o DeLorean. Por essa razão, nós nos asseguramos de que Doc havia trazido Jennifer para fora da casa dos McFly antes que Biff retornasse. Assim, no momento em que Doc e Marty estão carregando Jennifer de volta para o DeLorean, PODERIAM haver outros moradores na casa dos McFly - ou talvez os McFly ainda vivessem lá. É tão possível que o bairro não tenha mudado fisicamente quanto que tenha mudado - então nós não o mudamos. Nós decidimos não fazer algo desse tipo porque esse é um daqueles conceitos complicados de viagem no tempo que as pessoas em geral têm dificuldade para entender ( tente explicar isso pra sua mãe e você verá o que queremos dizer). Uma explicação detalhada disso tornaria o filme mais lento, e a maioria das pessoas nem reparou nisso. É por isso que deixamos certas coisas ambíguas e deixamos outras abertas para interpretações, esperando que pelo menos uma ou duas explicações seriam melhores que uma explicação "definitiva", que poderia apresentar falhas. Vamos encarar isso, Viagem no Tempo é fantasia, então não há um modo de "provar" alguma coisa. Como cineastas, nós tentamos criar e seguir um conjunto de regras pra nossas histórias, permanecendo consistentes com esse pequeno "universo" criado por nós.

P: Quando Marty vai ao antiquário "Blast from the Past" para comprar o Grays Sport Almanac, há um manequim na vitrine usando a jaqueta jeans que Marty usava no 1º filme. Qual o significado desse pequeno detalhe?

R: Nós achamos que seria legal, então a colocamos lá -- é só isso!  Uma brincadeira.


P: Quando Marty e Doc deixam 2015 para voltar a 1985, o mostrador de tempo "Last Time Departed" indica 12 de novembro de 1955, 6:38 PM, que deve ser a hora em que o velho Biff deixou 1955. Mas, uma vez que ele entregou o Almanaque a si mesmo muito mais cedo naquele dia, o que o velho Biff ficou fazendo todo aquele tempo?

R: As "horas extras" foram colocadas no mostrador por uma simples dúvida de produção: quando filmamos a seqüência em que Doc, Einstein, Marty e Jennifer deixam o futuro, nós ainda não estávamos certos se a cena em que o velho Biff dá o Almanaque ao jovem Biff se passaria durante o dia ou à noite. Nós vemos duas explicações para o que o velho Biff estaria fazendo nas horas que sobraram:
1. O velho Biff, nunca tendo viajado no tempo antes, resolveu fazer um passeio nostálgico adicional.
2. Dependendo de onde o velho Biff tenha escondido o DeLorean, ele pode ter tido que esperar até anoitecer para poder ir embora, para, por exemplo, evitar encontrar com a polícia.

P: O Dr. diz que se Jennifer encontrar ela mesma mais velha, isso poderia causar um Paradoxo no tempo que poderia destruir o universo. Explique isso.

R: Antes de mais nada, vamos definir o que é um Paradoxo Temporal. Um paradoxo é uma situação na qual o efeito de um incidente contradiz ou elimina a causa do mesmo incidente. Um Paradoxo, por definição, é impossível.

No caso de Jennifer, o choque de ver ela mesma mais velha fez com que ela desmaiasse. Mas e se a Jennifer mais jovem batesse a cabeça ao cair, sofresse algum dano cerebral e morresse? Então, ela nunca teria crescido para se casar com Marty, eles nunca teriam filhos e Doc nunca teria uma razão para levá-los ao futuro, em primeiro lugar. E se Jennifer nunca for ao futuro, como ela pode morrer no futuro? (Além disso, em Back To The Future, se Marty tivesse sido apagado da existência por nunca ter nascido, ele não teria crescido, voltado no tempo e interferido no atropelamento de George!). É o conceito de Paradoxo Temporal  que muitos cientistas usam para defender que a viagem no tempo é impossível. Se a viagem no tempo possibilita o acontecimento de um paradoxo, e sendo um paradoxo algo impossível, a viagem no tempo também tem que ser impossível.

Contudo, na Trilogia De Volta Para o Futuro, a viagem no tempo é possível e o Dr. Brown acredita que, se um paradoxo acontecesse, o resultado seria algum tipo de cataclisma. Por outro lado, como um paradoxo nunca acontece nos filmes, isso pode significar que há algum mecanismo de "auto-preservação"cósmica, que impede que ele aconteça. Talvez então, essa seja a razão pela qual as duas Jennifers desmaiam, para evitar um Paradoxo em potencial!

P: Quando Doc leva Marty e Jennifer de 1985 para o futuro, como é possível que o velho Marty, a velha Jennifer (e sua família) existam no futuro? O desaparecimento deles em 1985 não deveria instantaneamente apagar seu futuro?

R: Pra ser sincero, sim, isso deveria muito bem apagar a existência deles no futuro. Isso é, de fato, o último Paradoxo de Back To The Future II. Nós realmente ponderamos sobre isso por muito tempo, mas finalmente decidimos que após o final em que Doc diz "algo tem que ser feito com os seus filhos", as pessoas se sentiriam enganadas se fossemos ao futuro e descobríssemos que eles não existiam.

Você pode, contudo, argumentar que a existência do velho Marty, da velha Jennifer e de seus filhos no futuro automaticamente prova que o jovem Marty e a jovem Jennifer retornariam a 1985. A falha nessa explicação seria que o Dr. Brown repetidamente nos fala que o futuro não está escrito, então por que esta parte do futuro estaria "escrita"?

Ah, mas Back to the Future III pode conter a resposta para essa pergunta, afinal. Quando Doc Brown olha a lápide em 1885 e vê que o nome na lápide da fotografia desapareceu, mas que a data permanece, ele diz: "Nós sabemos que essa fotografia representa o que acontecerá se os eventos de hoje continuarem em curso até amanhã". É uma possibilidade realmente importante. E sugere que viagem no tempo para o futuro sempre leva você a um futuro baseado nos eventos da data que você deixou -- uma extrapolação lógica de como será o futuro daquele momento. É claro, a existência do livre arbítrio permite a possibilidade de infinitos futuros, que é o que o Dr. Brown diz no final de Back To The Future III: "Você pode fazer do seu futuro o que você quiser". Mas viagem no tempo para o futuro leva você ao futuro mais provável de acordo com o momento em que você partiu.

P: Por que Jennifer desmaia quando vê sua versão futura, mas Biff não tem problema quando encontra seu eu mais velho?

R: Jennifer definitivamente percebe que está vendo a si mesma 30 anos mais velha e isso a deixa chocada. O jovem Biff, entretanto, não tem a mínima idéia de quem o velho Biff realmente é -- ele pensa que ele é apenas "um velho biruta com uma bengala".

P: Qual o significado do par de 9's em chamas deixados pelo DeLorean quando ele é atingido pelo raio?

R: Quando o raio atinge o DeLorean, ele faz com que o veículo voador gire sobre seu eixo. Como nós já sabemos, o DeLorean deixa trilhas de fogo quando viaja através do tempo. Mas como nesse caso o carro estava girando, as trilhas de fogo são deixadas curvadas e não em linhas retas, que é o que acontece quando o carro se move diretamente para frente.

P: Como o DeLorean pode ter viajado no tempo quando é atingido pelo raio, se ele não estava se movendo a 88 milhas por hora?

R: A súbita rotação do DeLorean causada pelo raio o acelera a 88 milhas por hora quando ele gira.

P: Lea Thompson interpreta Maggie McFly, a tataravó de Marty, bem como Loraine, a mãe de Marty. Mas o sobrenome da família de Loraine é "Baines". Por que Lea interpreta a tataravó paterna de Marty, se ela não faz parte daquela família? Há algo de estranho na história da família McFly?

R: Lea interpreta Maggie porque nós não queríamos fazer o Back To The Future III sem a participação de Lea, principalmente na cena "Mamãe, é você" ! É claro que nós pensamos se isso faria algum sentido -- obviamente, Loraine Baines e Maggie McFly não podem ser parentes consangüíneas. Mas nós conseguimos achar uma resposta satisfatória: existe um adágio bastante conhecido que diz que "homens se sentem atraídos por mulheres que lhes lembrem suas mães". Claramente, então, quando Seamus casou com Maggie, os homens da família McFly passaram a ter uma predisposição genética para se sentirem atraídos por mulheres que fossem semelhantes a Maggie ou Lea Thompson (até mesmo Jennifer tem o mesmo tipo físico!)

P: Como pode Clara ter erigido a lápide para o Dr. depois de 7 de setembro de 1885, se ela deveria ter caído na ravina no dia 4 de setembro? No começo de Back To The Future III, o nome da ravina seria "Clayton," "Shonash" ou  "Eastwood"?

R:

Versão # 1 - História Original

A "História Original" aconteceu antes mesmo do Dr. Brown nascer ou inventar a máquina do tempo. Esse é o modo como as coisas estariam escritas nos livros de História em Back To The Future e na maioria de Back To The Future II.

  • 29 de agosto de 1885 - Reunião municipal de Hill Valley. Ninguém se prontifica a pegar a nova professora escolar na estação de trem.

  • 4 de setembro de 1885 - Clara chega na estação de trem. Como ninguém foi pegá-la, ela aluga uma carroça. Enquanto se dirige para a escola, uma cobra assusta os cavalos, que se descontrolam, levando a carroça em direção à Ravina Shonash. A carroça cai na ravina e Clara morre.

  • 9 de setembro de 1885 - Como homenagem póstuma a Clara Clayton, os fundadores de Hill Valley decidem dar à ravina o nome dela. Assim, a "Ravina Shonash" torna-se a "Ravina Clayton".

Vale lembrar, mais uma vez, que a versão #1 é a História de Hill Valley antes do começo de Back To The Future.

Versão #2 - Doc em 1885, sem Marty

  • 29 de agosto de 1885 - Reunião municipal de Hill Valley. Doc Brown se prontifica a pegar a nova professora escolar na estação de trem.

  • 4 de setembro de 1885 - Doc encontra Clara na estação de trem e eles se apaixonam à primeira vista.

  • 5 de setembro de 1885 - Doc leva Clara para o Festival. Buford aparece e atira no Dr. pelas costas com a derringer. Apesar dos esforços de Clara para cuidar do Dr., ele morre dois dias depois vítima de hemorragia interna causada pelo tiro.

  • 9 de setembro de 1885 - Clara dedica a lápide de Doc, "Em memória por sua amada Clara".

Nessa seqüência, o nome da ravina permanece "Ravina Shonash". Essa História se altera no futuro depois que o DeLorean é atingido pelo raio no final de Back To The Future II. Marty, entretanto, permanece com o seu conhecimento e memória da História Original porque ele veio de um ponto no espaço-tempo onde a História Original aconteceu. Se Marty fosse para a ravina em 1955 no começo de Back to The Future III (no caminho para o Drive-In Pohatchee, por exemplo), ele descobriria que a ravina se chamava "Ravina Shonash".

Em Back To The Future III, Marty viaja para 2 de setembro de 1885 e altera a versão #2 da seguinte maneira:

Versão #3 - Doc e Marty em 1885

  • 29 de agosto de 1885 - Exatamente o mesmo da versão #2: Doc se prontifica a pegar a nova professora escolar.

  • 3 de setembro de 1885 - Como visto em Back To The Future III, Marty mostra ao Dr. a fotografia da lápide. Doc decide não ir pegar Clara na estação de trem.

  • 4 de setembro de 1885 - Clara chega na estação de trem. Ninguém foi pegá-la, então ela aluga uma carroça, como na versão #1. Similarmente, no seu percurso até a escola, um cobra assusta os cavalos e eles se descontrolam, indo em direção à ravina. Como visto no filme, Doc salva Clara e eles se apaixonam à primeira vista.

  • 5 de setembro de 1885 - No festival, o comportamento de Doc agora é diferente, devido a seu conhecimento de que Buford vai atirar nele pelas costas (é por isso que Doc tenta sempre encarar Buford de frente). Graças ao fato de que Buford não atira nele no festival e à interferência de Marty, o nome na foto da lápide desaparece.

  • 7 de setembro de 1885 - "Clint Eastwood" aparentemente morre quando a locomotiva cai na ravina. Em homenagem a seu ato heróico contra Buford Tannen, os fundadores da cidade decidem dar seu nome à ravina.

(Pode haver, ainda, um caso alternativo para o que pode ter acontecido na Versão #2:  Em 15 de setembro de 1885, Clara, triste por causa da morte do Dr., comete suicídio, se jogando na ravina. O povo de Hill Valley, num gesto de simpatia, decide homenagea-lá, dando à ravina o seu nome. Permaneceremos ambíguos quanto ao fato do suicídio ter acontecido ou não na versão #2, de modo que quem esteja assistindo escolha o cenário que vai de acordo com suas próprias teorias sobre viagem no tempo.)

P: O Dr. Brown de 1955 aprendeu muito sobre o futuro com Marty. O Dr. de 1985 não deveria se lembrar de tudo aquilo que aconteceu em 1955?

R:  3 respostas possíveis, todas dignas de crédito.
1. O "Efeito de Alteração" da viagem no tempo (que é o que causa todas as mudanças nas fotos) não afeta a memória humana.
2. O Dr. de 1955 sofreu perda de memória algum tempo após suas aventuras com Marty (talvez um efeito das drogas que ele usou nos anos 60, como Reverendo Jim!)
3. Na verdade, Doc se lembrava de tudo, mas ele ainda assim fez todas as coisas como ele se "lembrava" porque ele não queria se arriscar, podendo causar uma ruptura no continuum espaço-temporal.

Há ainda uma quarta possibilidade que depende da sua visão sobre viagem no tempo.  Há uma teoria (que nós gostamos de chamar de "Teoria do Instinto de Auto-Preservação do Continuum Espaço-Temporal") que diz que o continuum está sempre tentando se manter "no curso" e, quando alguma coisa que pode mudá-lo acontece, ele sempre tenta corrigir a si mesmo. É como um rio, que tenta sempre manter seu curso em toda a sua extensão. Apesar de que terremotos, árvores caídas, inundações e outros fatores possam modificá-lo, o rio cria um novo canal de forma que possa retornar a seu curso inicial.  Assim, a física (ou metafísica) do continuum espaço-temporal se asseguraria de que qualquer uma das lembranças que o Dr. tivesse ligadas a eventos que pudessem criar um paradoxo, se tornariam vagas -- ou apagadas.

P: Em 1885, quando o Marty conta ao Dr. que eles estão sem gasolina, por que eles simplesmente não vão até a mina Delgado, desenterram o DeLorean que o Dr. deixou lá e pegam a gasolina dele?

R: Há duas respostas lógicas para essa:
1. A resposta mecânica: como qualquer um que guardou um automóvel por um longo período de tempo pode dizer,  deve-se sempre drenar todos os líquidos do veículo antes de guardá-lo.  Doc provavelmente deve ter drenado a gasolina do tanque do DeLorean, uma vez que ele ia deixar o carro escondido por 70 anos. No Drive-in em 1955, Doc fala especificamente para Marty: "Eu enchi o tanque", indicando que eles devem ter encontrado o carro com o tanque vazio.
2. A resposta baseada na teoria da viagem no tempo: mesmo que Doc Brown não tivesse drenado o tanque do carro, ele ainda não teria voltado à mina por medo de criar um paradoxo, que poderia ser causado por um dano qualquer que ele causasse ao DeLorean, à mina ou o que quer que seja. Afinal, se Marty conseguiu chegar a 1885, significa que o plano do Dr. funcionou perfeitamente. Mas e se o Dr. voltasse à mina e acidentalmente causasse um desabamento que danificasse ainda mais o DeLorean? O que aconteceria com o futuro daquele DeLorean, quando fosse achado em 1955? E o que poderia acontecer com Marty e o não danificado DeLorean do futuro, agora em 1885? Como analogia, imagine que um viajante do tempo volte no tempo e corte a mão de si mesmo quando criança, usando uma faca. O que aconteceria com a mão do viajante do tempo adulto? Isso definitivamente poderia causar um paradoxo no tempo, e nós sabemos que o Dr. Brown nunca se arriscaria a voltar à mina, por medo de (no pior dos casos) causar uma disruptura no continuum espaço-temporal e destruir todo o nosso universo.

P: Em Back To The Future III, Doc estranha quando Marty conta que o nome do seu cachorro do futuro é Einstein. Mas em Back To The Future, Marty grava o experimento de viagem no tempo com o Einstein, e o Dr. de 1955 assiste ao vídeo.

R: Uma vez que a reação do Dr. em Back To The Future III indica que ele não conhecia sobre seu cachorro do futuro, podemos presumir que ele não assistiu àquela parte do vídeo ou simplesmente não prestou muita atenção ao nome.

P: Haverá um Back To The Future IV?

R: Não temos planos ou desejos de fazer um quarto filme. Nós achamos que levamos Doc e Marty através de uma odisséia que os explorou bastante como personagens completos e que também sugere que eles terão bons futuros. A gente desenvolveu e executou quase todas as idéias de viagem no tempo que nos interessou e achamos que outro Back To The Future seria apenas repetitivo. Depois de cinco anos, os cineastas e elenco estão prontos para tentar coisas novas, além do que nós preferimos acabar a série com chave-de-ouro! Não temos planos para um Back To The Future IV. Não dizemos que nunca haverá um, mas no momento não planejamos nada e não estamos pensando em fazer um quarto.

Fontes:
Back to the Future™ Fan Club Magazine Número #3, ©1990, Fan Clubs, Inc.
Hill Valley Telegraph Número #8, ©1993, To Be Continued...
Hill Valley Telegraph Número #16, ©1995, To Be Continued...


A versão original, em inglês, desse FAQ encontra-se no site www.BTTF.com
Essa versão do FAQ foi traduzida e adaptada por Hemanoel Mariano.

Postado por Anderson Drumond

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...