terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Previsões BTTF 2: 11 Erros e 11 Acertos

ERROS

1. Hoverboards: Lembra daquele skate flutuante que o McFly usava no futuro? Pois é. Ainda não existe tecnologia capaz de fazer isso. E, se nos próximos anos descobrirem algo que viabilize o skate, em 2015 nós ainda não poderemos desfrutar do brinquedo.


2. Rainha Diana: No jornal USA Today que aparece no filme, há duas menções para a Princesa Diana com o título de Rainha. O problema é que Lady Di morreu em 1997, em um acidente de carro, quando já estava separada do Príncipe Charles. Além disso, mesmo que ela estivesse viva e casada, possivelmente a Rainha Elizabeth ainda estará viva em 2015, quando completará 89 anos.


3. Cabines telefônicas: “De Volta para o Futuro 2” não previu a explosão dos telefones celulares. A família McFly só utiliza o telefone residencial, e em certo momento do filme Marty Jr. aparece em uma cabine telefônica. As mentes por trás do filme não tinham nem idéia de que no futuro nós teríamos telefones pessoais, móveis, que estariam permanentemente conosco. Cabines telefônicas estão praticamente extintas.


4. Descompactador de comida: Ficção científica sempre foi meio obcecada por comida compacta, seja ela em pílulas, suplementos estranhos ou, como nesse caso, comidas bem pequenininhas que entram em uma máquina e, pimba!, são descompactadas, voltando ao tamanho normal. Na vida real, isso não está nem perto de acontecer. E eu acho impossível que aconteça um dia.


5. Todas as informações nas impressões digitais: No filme, Biff paga um taxi apenas pressionando sua impressão digital sobre uma máquina, como se existisse um sistema unificado que a reconhecesse e depositasse automaticamente o dinheiro dele na conta do taxista, e a polícia leva a jovem Jennifer para sua casa (do futuro) usando a sua impressão digital.


6. Discos a laser: Quando Marty e o doutor jogam o corpo de Jennifer em um beco, eles o fazem sobre várias pilhas de discos a laser e alguns poucos CDs. Não fica claro se são discos jogados fora ou se estão preparados para ser enviados por correio. O que está claro é que hoje nem existe mais disco, e em 2015 até mesmo os CDs se tornarão obsoletos. O negócio agora é MP3. Até mesmo os filmes em DVD, com a TV Digital, TiVo e tudo o mais, poderão deixar de existir.


7. O Cubs ganha o campeonato mundial: O Chicago Cubs é um time profissional de baseball que ganhou a Liga Nacional pela última vez em 1945. Obviamente, não há mais tempo pra que eles dêem uma reviravolta e ganhem o campeonato mundial em 2015. Além disso, alguém menciona no filme que estão pagando 100 pra 1 a quem apostar no Cubs, e justamente por causa do filme muitas pessoas começaram a apostar no time, o que fez a proporção cair para 4 pra 1.


8. Pessoas se exercitando enquanto comem: Enquanto Marty está no Cafe ‘80s, algumas pessoas comem e se exercitam simultaneamente. Nos anos 80 elas realmente gostavam de se exercitar, mas dos anos 2000 pra cá, as pessoas não se sentam para comer, as pessoas ficam sentadas o tempo todo e aproveitam para comer.


9. A indústria de jornais: No filme, eles imaginaram que nós não receberíamos os jornais da mesma forma que recebíamos antes, mas ainda assim nos viram lendo jornais. E é aí que mora o problema. Com a direção que a indústria de jornais está tomando e com as pessoas cada vez mais inclinadas a buscar notícias em outras fontes, as chances de que ainda existam grandes jornais em 2015 estão cada vez menores.


10. Roupas: Pois é. Em 2015 nossas roupas não vão ser brilhosas, cheias de neon, não vão se lavar sozinhas, as mangas das jaquetas não vão auto-encolher para nos caber direito, os nossos sapatos não vão se amarrar sozinhos e homens de negócios não vão usar duas gravatas. Erro feio.


 

11. Carros voadores por toda parte: Já existem protótipos de carros voadores, mas nós não estamos nem perto de alcançar a época em que eles estarão em todos os lugares.


ACERTOS

1. Assistir a vários canais de TV simultaneamente: Quando o filme foi lançado, havia pouquíssimas opções de canal. Então o fato de McFly chegar em casa e ligar a TV em seis canais, alguns até com três dígitos, foi uma grande aposta. E eles acertaram! Hoje nós temos disponíveis centenas de emissoras e já há alguns anos a DirectTV lançou a ferramenta Game Mix, que permite assistir a oito jogos da NFL simultaneamente.



2. Um time de baseball em Miami: Esse caso ganhou enorme cobertura da imprensa quando o Florida Marlins conquistou seu primeiro campeonato mundial em 1997. A razão é que em 1985, ano no qual o filme se passa, e em 1989, ano no qual ele foi lançado, não existia time de baseball em Miami, e em 2015, os Cubs batem um time de Miami na final.


3. Propagandas onipresentes: Quando Marty está na Hill Valley de 2015, uma tela de vídeo aparece do nada na praça da cidade e começa a passar uma propaganda sobre converter carros normais em carros voadores. Agora, em 2009, e mais tarde, em 2015, propagandas desse tipo fazem/farão parte mesmo das nossas vidas. Os velhos outdoors com imagens estão sendo substituídos por outdoors com vídeos, as TVs estão tão baratas que as empresas as colocam por toda parte, e ainda tem a internet, na qual nós assistimos a propagandas em vídeo o tempo inteiro.


4. Videogames sem as mãos: No Cafe ‘80s, Marty joga o clássico “Wild Gunman”, do NES, para impressionar duas crianças, que não conseguiam acreditar que pra jogar você precisava usar as mãos. Hoje já existem muitos videogames que captam movimento (Nintendo Wii) e é totalmente realista pensar que em seis anos e meio haverá um novo tipo de videogame que para jogar você não precisará usar as mãos. Curiosidade: reparem que uma das crianças da foto é Elijah Wood!



5. Câmeras por toda parte: Depois que Griff e sua gangue invadem o tribunal e são presos, uma câmera do “USA Today” aparece do céu para bater uma foto deles. Hoje, nós temos câmeras fotográficas em nossos celulares, há câmeras de segurança em todo lugar, e lembre-se de todos aqueles programas do Google... Elas estão mesmo por toda parte.



6. Invasão asiática: O chefe do velho Marty McFly é japonês. O prato especial do dia no Cafe ‘80s é um tipo de sushi. Fica claro que, nesse mundo imaginário de 2015, os japoneses estão solidamente consolidados no que diz respeito a guiar a vida dos americanos. Eles erraram qual país asiático faria isso, já que os chineses é que estão se encaminhando para dominar o mundo, mas eles chegaram perto o bastante, então vamos considerar um acerto.


7. Slamball: Este é um esporte baseado no basquete. A diferença é que a quadra é construída com quatro trampolins na área do garrafão que servem para lançar os jogadores, que “voam” e fazem enterradas espetaculares. O esporte só surgiu em 2002, mas em 1985 eles tiveram a idéia de colocar no “USA Today” do futuro uma menção para os playoffs do Slamball.


8. A explosão das cirurgias plásticas: Após pousar em 2015, o doutor puxa sua máscara de idade e diz, “Eu fui a uma clínica de rejuvenescimento e consegui um tratamento todo natural. Eles tiraram algumas rugas, ajeitaram meu cabelo e eu fiz uma transfusão de sangue”. No filme, há ainda 4 referências a cirurgias plásticas: um comercial de TV, propagandas de implante de silicone e de uma clínica, e quando duas policiais encontram Jennifer desmaiada e a identificam via impressão digital, mostrando que ela tem 40 anos, um delas diz "Hoje estão fazendo milagres com a plástica".


9. Propagandas direcionadas: Hoje, o Google já escaneia seu Gmail para saber que tipo de anúncios te interessam, o Amazon te indica produtos baseado em suas compras anteriores e outras coisas mais. Nós não estamos muito distantes de sermos abordados por um holograma enquanto andamos na rua, como aconteceu com Marty no filme. Se bem que no caso dele não foi bem uma abordagem...


10. TV nos óculos: Na mesa do jantar, Marty Jr. e Marlene assistem TV nos seus próprios óculos televisivos. Eles existem agora! Mas é possível que daqui a seis anos e meio as pessoas não os usem mais. Primeiro porque a imagem é ruim, segundo porque no futuro, se você usar isso, vai parecer um idiota.


11. Videoconferências: Elas estão em todos os filmes de ficção científica. E hoje nós fazemos isso normalmente em nossos computadores por Skype, Messenger e até mesmo celulares. Na verdade, nem tem mais graça.


Fonte: 11 Points e My Milliways

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...