terça-feira, 28 de agosto de 2012

As Melhores Trilogias do Cinema de Todos os Tempos | OmeleTV #188

Não é preciso nem discutir o que nós, fãs, achamos desse resultado do OmeleTV: Back to the Future devia estar em 1º lugar e ponto final. E de quebra, ainda vou explicar meus pontos de vista do porquê acredito que nossa trilogia é magnifica:

  1. Trata-se de uma história original, única, feita para o cinema. Não foi chupinhada (copiada) de nenhum livro ou HQ diretamente, nem séries de televisão, desenhos, etc.
  2. É um filme de ficção cientifica com alto índice de acesso a qualquer tipo de público. Pegue Senhor dos Anéis ou Star Wars e mostre pra sua mãe, e a probabilidade dela torcer o nariz é muito maior do que se você mostrar um De Volta para o Futuro. Tudo bem que se você mostrar o filme 2 e 3, sem ter visto o 1º, ela não vai entender nada, pois trata-se de uma história única (problema que também é enfrentado pelo Senhor dos Anéis e Star Wars). A parte 2, em particular, talvez seja a menos acessível, por suas idas e vindas frequentes no tempo, porém acredito que uma vez que a pessoa seja fisgada pelo filme, naturalmente vai querer revê-lo para entender melhor (e ai perceberá o valor da obra e quanto sua história foi bem bolada e fechada).
  3. Ao mesmo tempo que a trilogia é uma ficção é também muitos outros gêneros. É aventura, ação, comédia e romance, tudo bem combinado, com alcance de múltiplas pessoas. Ainda por cima, ele não deixa de ser um filme com adolescente e escolas, problemas familiares, namoros, responsabilidades e consequências, brigas com valentões e suas gangues, superação de nerds, sonhos visionários x ganancia do poder, etc. Além disso não apresenta apelações sexuais, nem seres repugnantes ou cenas escatológicas que afastam alguns. É um filme família (e isso não é ruim!), diferente de Poderoso Chefão ou Batman.
  4. Os 3 filmes não são demoradamente extensos e longos, detalhe que desfavorece o Senhor dos Anéis, por exemplo, com pessoas menos pacientes. É incrível notar que 1h30 aproximadamente  era o suficiente para criar um filme funcional, coeso e repleto de reviravoltas, que te prende do início ao fim sem cansar.
  5. É o melhor filme de Viagem no Tempo, o que melhor abrange todos os pontos e possibilidades sobre o assunto: paradoxos, romances atemporais, mudar o passado / futuro, evitar eventos, rever pais, rever a si mesmo, ficar preso no tempo e ainda tem a máquina temporal mais atraente do cinema com explicações lógicas dentro do contexto da obra.
  6. Todos os 3 filmes são ótimos, diferente de alguns como o Poderoso Chefão, e contam uma unica história. Além disso, revolucionou no fato de ser a primeira continuação, onde foram feitos os filmes 2 e 3 ao mesmo tempo, justamente para evitar problemas de roteiro.
  7. Os efeitos especiais não ficaram datados mesmo após 30 anos. Sim, 95% deles ainda funcionam e são totalmente assistíveis até hoje. Considerando que Batman e Senhor dos Anéis são mais recentes, isso merece respeito e consideração (não havia facilidades que há hoje). 
  8. É um dos filmes que mais trouxeram ícones da cultura pop, com objetos de desejos que fazem a cabeça das pessoas pirarem ao revê-los.
Talvez, pra mim, o que mais perto chega de brigar de pau-a-pau o 1º lugar no pódio, seja o Star Wars, por sua contribuição histórica ao cinema e efeitos especiais muito bons para a época (hoje alguns elementos não convencem mais). Todavia, Star Wars ainda não funciona para todas as idades tão bem quanto um filme de "um garoto que reencontra seus pais no passado".

Explicações a parte, como se trata de democracia, as coisas nem sempre saem do jeito que queremos (rs). O resultado da enquete deles ficou assim no Facebook:
  1. O Senhor dos Anéis
  2. O Poderoso Chefão
  3. Batman (Nolan)
  4. Star Wars (trilogia original)
  5. De Volta Para o Futuro
Assista abaixo e veja a opinião do Omelete, que bate um pouco com a nossa em alguns aspectos. O recente Batman do Nolan chega a ser um absurdo estar no top 3, mas a explicação citada no vídeo vem do fato de votar com a emoção do momento (e pela maioria dos votantes serem da geração Y). Menções honrosas como a trilogia Indiana Jones (esqueçam o 4º filme) seriam muito mais prudentes.

Bom, deixemos os anos passarem para ver quem vai realmente sobreviver...



Fonte: OmeleTV #188

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...