segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Jigowatts X Gigawatts

Doc: "1.21 jigowatts !!!"

Marty: "Mas que diabos é um Jigowatt?"


Vamos pelo começo!

O watt (símbolo: W) é a unidade de potência do Sistema Internacional de Unidades (SI). É equivalente a um Joule por segundo (1 J/s). => Onde Joule (símbolo: J, plural "joules") é a unidade tradicionalmente usada para medir trabalho ou energia mecânica (trabalho) ou energia térmica (calor).

A unidade watt recebeu este nome em homenagem a James Watt, pelas suas contribuições para o desenvolvimento do motor a vapor, e foi adotada pelo segundo congresso da associação britânica para o avanço da ciência em 1889. Como curiosidade, uma lâmpada média necessita apenas de 100 watts para funcionar.

Sendo assim, matematicamente falando, Gigawatt é uma grande quantidade de energia de watts, equivalente a 1 bilhão de watts. Já na ficção Back to the Future, para alimentar o capacitor de fluxo e enviar o Delorean no tempo, é preciso uma reação nuclear ou um raio para gerar 1,21 Jigowatts.

Opa, perceberam alguma diferença aí? 1,21 Gigawatt ou Jigowatts ?

Um debate que permanece e nunca termina, é sobre se o correto é escrever Gigawatt ou Jigowatt. É uma das grandes curiosidades de Back to the Future e muita gente ainda vem nos corrigir (quase sempre rs). Então aqui vai a resposta:

O certo é Jigowatt no universo Back to the Future.

A grafia correta é de fato "Gigawatt". Os produtores Gale e Zemeckis erraram a ortografia e, mesmo assim, eles ainda optaram por manter-la, umas vez que ela estava nos scripts para BTTF1 e as sequências. Dessa forma, ainda consideramos "Jigowatt" e não "Gigawatt"; pelo menos no universo BTTF. Abaixo está uma transcrição dos comentários do DVD, onde Bob Gale (Escritor / Produtor de trilogia) explica sobre Jigowatt.

Bob Gale: Eu vou explicar a polêmica do "Jigowatts" e "Gigawatts":

A pronúncia correta, é claro, é "Gigawatts" [com um disco de som "G"], e quando Bob [Zemeckis] e eu estávamos fazendo a pesquisa, conversamos com alguém que pronunciou erroneamente "Jigowatts". Nós, na verdade, já estávamos completamente familiarizado com o termo e pensamos que era assim que deveria ser dito. E assim ficou no script. O "Jigowatt" deveria ser, na verdade "Gigawatt", um bilhão de watts. Mas para BTTF ficou mesmo "Jigowatts. Assim, o mistério das gigawatts já está resolvido.

Se alguém ainda não está convencido, lembre-se do fato de que Doc Brown também escreveu "Jigowatts" em sua carta. Isso vai ajuda-los a perceber que essa é a ortografia oficial no universo BTTF. E outra, sendo uma obra de ficção (e não uma história real), os produtores possuem licença poética para criar seus próprios teoremas e ciências. ;)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...