quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Saldo CCXP 2015 - Nada de Back to the Future :(


A maior feira de cultura pop da América Latina, a Comic Con Experience (CCXP), organizada pelo site Omelete, ganhou sua 2ª edição em 2015 entre os dias 3 e 6 de dezembro, em São Paulo no Pavilhão Imigrantes. Baseada no evento que acontece anualmente em San Diego, EUA, a CCXP contou com atrações famosas de diversos filmes, séries, quadrinhos, desenhos e jogos.

Nós do Blog Back to the Future participamos a 1ª vez desse evento e conferimos um pouco dessa grande celebração nerds no dia 03/12 (o primeiro dia do evento), e queremos dar a nossa opinião da sensação de viver essa experiência.

Drumonix chegando no evento e se empolgando!

Apesar de não estarmos todos os dias no evento, nós acompanhamos diariamente o que rolou por lá através da própria cobertura oficial do Omelete (com transmissão ao vivo) e também com a ajuda de outros amigos que participaram, além da avalanche de fotos e vídeos que surgiram na web, em dezenas de sites e canais do Youtube. Algo realmente colossal!

Nosso foco obviamente foi buscar referências ao universo de Back to the Future na feira, porém não podemos deixar de citar a grandiosidade de todos os painéis, da beleza dos cenários de ficção, das artes e estátuas elaboradas nos estandes, das celebridades nacionais e internacionais que participaram, enfim, do esforço em trazer os temas que os fãs mais gostam.

Marty não resiste e faz umas comprinhas!

Cerca de 124.000 visitantes se reuniram para ver seus ídolos, se fantasiar de cosplay, comprar gibis, brinquedos e colecionáveis, e saber de novidades da cultura pop antes de todo mundo (isso mesmo, informações foram reveladas antes no Brasil do que nos EUA, por exemplo).

É perfeitamente natural também que as maiores atenções fossem para as sagas Star Wars, com "Episódio 7: O Despertar da Força" (Lucasfilm - Disney), Liga da Justiça com "Batman vs Superman: A Origem da Justiça" (DC Comics - Warner) e Vingadores com "Capitão América: Guerra Civil" (Marvel - Disney). Coisas "menores" também tiveram seu espaço garantido, como o reboot dos Ghostbusters (grupo formado só por mulheres); Transformers; o novo filme do Snoopy e Charlie Brown; Procurando Dory (continuação de Procurando Nemo); Walking Dead; a nova série Jéssica Jones da Netflix; etc. 

Resumo da Ópera

A CCXP foi realmente épica (#VaiSerEpico). Tirando alguns probleminhas aqui e outro ali, não há o que questionar da qualidade geral do evento.

Cito como pontos a serem melhorados a falta de seguranças para "proteger" o público contra possíveis malucos; maior organização de filas em alguns estandes; ou mesmo mais funcionários especializados para sanar informações. Estava realmente quente lá dentro (especialmente por eu estar trajado de Marty McFly), mas compreendo que não há ar condicionado que aguente milhares de pessoas reunidas no mesmo espaço.

O acesso ao evento pelo caminho do Zoológico também não foi dos mais agradáveis, pois o estacionamento principal lotou muito rápido, sobrando apenas o estacionamento do Jardim Botânico para deixar o carro, o que obrigava os visitantes a caminharem por um trecho de terra. Tive que tirar meu tênis "especial" e levar na mão para não estragá-lo. Por sorte, o evento contou com aluguel de armários (R$10,00 o período) para guardar os pertences dos visitantes.

Ouvi boatos que alguns livros que estavam sendo arrecadados para pagar a meia entrada (e que posteriormente seriam doados para instituições) ficaram largados na chuva mofando, mas não posso confirmar. Se isso ocorreu, realmente foi lamentável.

Nem mesmo a participação escrota do Programa Pânico da Band, com entrevistas para "humilhar" o público nerds, conseguiu manchar o evento, apesar de eu ser contra dar credenciais de imprensa para repórteres desse "tipo" entrarem livremente e "sacanearem" os outros, enquanto canais menores e mais sérios não recebem o mesmo privilégio.

Mas e Back to the Future?

Agora vem a parte que realmente nos interessa!

Oficialmente, na feira, não tivemos absolutamente nada! Nenhum um tipo de homenagem aos 30 anos do filme 1, nem a data da chegada do Marty ao nosso futuro 2015 (21 de outubro), muito menos receberam qualquer menção explícita. 

Só não passou 100% em branco por que existiam algumas lojas de colecionáveis vendendo alguns itens de Back to the Future, como placas, bonecos Funkos e Hot Toys (bem caros por sinal).

Mostramos um dos poucos colecionáveis de BTTF à venda.

Havia também uma loja chamada "McFly", que vendia diversos colecionáveis, não só coisas específicas de De Volta para o Futuro, e ainda faz uso de um Capacitor de Fluxo na sua logomarca. Mas é apenas uma homenagem da própria loja com seu "nome fantasia", não foi algo programado como celebração para o evento.


Se não fossemos nós do Blog e outros fãs, que se vestiram de Marty McFly ou Doutor Brown por paixão, tudo seria mais triste.

Levando em conta que estamos no ano de 2015 e que o dia 21/10/2015 foi a data mais comentada do planeta, com notícias pipocando ao redor do mundo, eu esperava mais homenagens nesse evento e, confesso, sai decepcionado. 

Nosso Desabafo

Veja bem, não estou reclamando dos outros estandes da CCXP, estou reclamando especificamente sobre ter algo oficial de Back to the Future no evento e que não aconteceu.

Fico perplexo como as empresas que estão envolvidas com BTTF não sabem aproveitar o momento aqui no Brasil, seja para promover ainda mais seus produtos e serviços ou simplesmente fortalecer suas marcas com o público.

Da parte do Omelete, custava ter organizado alguma coisa sobre De Volta para o Futuro? Qualquer coisa que fizessem já seria uma gota no oceano: sorteios de livros da Darkside Books ou carrinhos da Hot Wheels; ou mesmo a elaboração de cartazes dos filmes; ou quem sabe uma arte com os funcionários do site (tão comum eles criarem) escrito "Bem Vindo Ao Futuro" com referencias a trilogia, etc. Poxa, esse evento não é uma celebração nerds globalizada? Que ano seria melhor para representar a trilogia BTTF senão agora em 2015?

Bom, eu até entendo (apesar de não perdoar a falha) o lado do Omelete. Eles estão lá vendendo espaços para as empresas anunciarem seus filmes, séries, produtos, etc. Então como nenhuma empresa relacionada à Back to the Future se manifestou, os caras não correm atrás. Mas eu garanto que é uma escolha infeliz, por que bastava olhar para os cosplayers de Marty, para ver o tanto de gente que é fã e gostaria de ter a trilogia representada em algum painel. E falo com autoridade, por que muitas e muitas pessoas, desde crianças à idosos, que passavam por mim pediam para tirar fotos ao meu lado, pois eu estava de Marty McFly e elas diziam "Eu amo De Volta para o Futuro!" ou "Nossa, seu cosplay foi o melhor da feira!" ou "Meu Deus, esse hoverboard flutua de verdade?". Se eu, que nem estava com o melhor cosplay da trilogia, chamei a atenção, imagina a quantidade de pessoas que ficaram pedindo fotos dos outros Marty's e Doc Brown's mais abaixo...

É espantoso notar como a própria Universal Pictures do Brasil ignora o potencial que os filmes possuem aqui no país. Sério mesmo que em pleno 2015 vocês não fizeram nenhuma homenagem a BTTF no maior evento da América Latina? Quem são os diretores de marketing dessa empresa? Pelo amor de Deus, me contratem! ... kkkk Depois as oportunidades passam e vão chorar.

E o que dizer da Pepsi que perdeu a maior oportunidade do século, não lançando a Pepsi Perfect edição canarinho? Nem para aproveitar os BOATOS que foram lançados: sobre aparecerem na CCXP esse ano e vender para os fãs uma edição limitada da garrafa. Vacilo imenso.

(E nem quero citar a Pizza Hut ou quem sabe a Nike aqui do Brasil... aff)

Questiono até mesmo o não interesse da Rede Graal em participar da CCXP, com seu Delorean Time Machine, lindo e maravilhoso, montado em um caminhão, pronto para ser transportado dentro do evento (espaço com certeza havia). Até cenários temáticos a Graal possuí, então não compreendo o motivo de não divulgar sua marca nessa feira. Iria bombar!

Será que é possível acreditar que em pleno 2015, no Brasil, foi mais fácil ver um estande com um carro temático do novo Ghostbusters do que a nossa maravilhosa máquina do tempo? Nisso a Comic Con de Portugal nos deu um banho, mostrando que respeita a história da Cultura Pop.


Se até séries animadas como Max Steel tiveram um estande garantido pela Mattel, além de outros espaços para obras nacionais como "A Turma da Mônica" e lojas de colecionadores como a "Nerd Store" do site Jovem Nerds, acho perfeitamente possível e viável o Omelete ter negociado um espaço para uma obra mais GLOBAL como BTTF. É óbvio que faltou interesse e consideração com esse público.



Na nossa opinião, nenhuma celebração em 2015 será completa se não lembrar de BACK TO THE FUTURE!

Agora chega de 'mi-mi-mi' e vamos a festa!

Bom, terminando essa longa carta de desabafo, vamos falar de coisa boa, vamos falar de Tecpix dos fãs de BTTF que dedicaram tempo e dinheiro para participar dessa festa, sejam fantasiados de cosplay ou apenas com camisetas e bonés da trilogia...

Eu nunca me senti tão importante em um evento como foi dessa vez. A cada passo que eu dava, vinha alguma pessoa pedir para eu tirar uma foto com ela. Sentia milhares de pessoas me olhando e admirando a roupa clássica do Marty McFly Jr. do filme 2: boné holográfico, jaqueta com auto-secagem, tênis com luzes e cadarços automáticos e o clássico hoverskate!

Devo ter tirado mais de 50 fotos, com várias pessoas, homens ou mulheres, de diversas idades e tribos. Crianças muito pequenas pediam para os pais para tirarem uma foto comigo, ou mesmo senhores (com mais idade) ficavam eufóricos com as roupas. Enquanto eu tentava andar entre os estandes para ver as novidades, algumas pessoas correriam atrás de mim para tirar uma simples selfie, e eu jamais rejeitava (e nem tinha por que fazer isso), afinal era super gratificante ver os fãs dessa saga surgindo por todos os lados.


Daniella Kowalsky tirou uma selfie com o Marty

A cada foto tirada do meu Marty, eu divulgava o nosso Blog e pedia "mande essa foto lá para publicarmos". Mas muita gente não nos mandou, uma pena :(

Deixo registrado aqui o depoimento do Fernando Paz no nosso Face, a respeito desse sucesso atemporal: "Marty McFly é um herói sem superpoderes, sem armas descoladas, sem uniforme especial de combate, mas sobrevive firme por décadas e até hoje se destaca entre Jedis e Mutantes."

Vejam abaixo diversas fotos que tirei realizando diferente crossovers com personagens de outras dimensões. Ah, além dos cosplays incríveis de BTTF de outras pessoas !

Blog Back to the Future & Omelete

Bruno Silva do Omelete !!!

Rolou o crossover mais legal de todos os tempos também, os autores das página Blog Back to the Future e Hyrule Legends - Zelda.com.br juntos na mesma foto!
Marty e Link, dois viajantes do tempo! Veja aqui a minha entrevista nesse site!

Fabrício Siqueira dos Santos, que estava de Marty do filme 1, encontrou o Marty do filme 2 na CCXP 2015! Um paradoxo!

Hulk Buster esmagaaaa McFly's

BB-8 de Star Wars 7 estava lá

A Chapeuzinho Vermelho também mandou sua foto

Vítor Gabriel, curte nosso blog e veio do Acre viver essa festa em SP!

Gianfranco Gerbaldo veio de Manaus e tirou uma foto com o Marty

Julia Dantas, mandou a foto do Jonathas Souza, o qual tirou uma foto com o Marty

Marty e o Hobbit de pés peludos!!!

Lara Croft, Indiana Jones e Marty! Lendas!

Wagão Ongaro, a lenda VIVA, o maior comedor de bacon da América!!!

Fabio Hofnik, o mito que tornou possível a maior festa de Back to the Future do Brasil: nosso Baile Encanto Submarino 17/10/2015!!!

Rex trajado de Ozob e Marty McFly

Marty encontra a turma do Snoopy e Charlie Brown!

O "mito" da ‪‎CCXP‬ 2015 foram esses dois! Alguém sabe o nome deles? 
Esse Marty (possivelmente chamado Matheus Caminha) esta incrível flutuando com o hoverboard! Você notou como ele realizou o truque? Agora, imagina ficar andando a feira inteira assim... 

Sérgio S. Pereira também "mitou" na ‪‎CCXP‬ 2015 como Doctor Brown! Veja ele em incríveis situações na feira, conectando muitos mundos de ficção e viagens no tempo como Doctor Who...

...ou com o The Flash

Gandalf do Senhor dos Anéis e Doutor Brown!! Wow!!

E o Doc encontra sua "cabeça"!

E aí gostaram das fotos? Comente aqui a nossa análise: os pontos fracos e fortes da feira! E mande sua foto BTTF também que publicaremos (especialmente aquelas que você tirou comigo kkk)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...