segunda-feira, 4 de abril de 2016

Cenas Deletadas: A Verdade do Comercial de Cigarro no 1º BTTF


O cigarro sempre foi considerado uma das piores drogas já inventadas pelo homem. Não com um poder rápido de destruição mas capaz de debilitar a pessoa com o passar dos anos. Mais ou menos 50 doenças podem ser atribuídas a exposição direta ou indiretamente ao fumo.

No ano de 2002, ao ser lançado pela primeira vez no Brasil em DVD, um extra contido no disco do primeiro filme da trilogia Back to the Future chamou a atenção. Era um comercial onde um médico recém saído de uma operação acendia e fumava um cigarro. Muitos se perguntaram e ainda perguntam onde esse comercial entraria na trama do filme.

A cena está descrita nos roteiros anteriores e não se sabe se o restante da cena foi realmente filmado. No ano de 1955, já na casa da família Baines, Marty senta-se à mesa para comer. O televisor, recém adquirido, está ligado para deleite de todos. Eis que surge um comercial de um médico fumando e anunciando o cigarro Sir Randolph, surpreendendo Marty. A surpresa tem dois motivos: primeiramente pelo fato dele nunca ter visto um comercial de cigarro na televisão, já que nos EUA esse tipo de comercial foi proibido a partir de janeiro de 1971, e segundo, pelos dizeres do próprio médico que afirma que após fazer três operações pulmonares consecutivas ele gosta de acender um cigarro para relaxar.

 Logo após o comercial ocorre o seguinte diálogo:

Marty: Incrível!
Sam Baines: Cristalina como água! Tem razão rapaz, é mesmo incrível! Por que alguém iria querer ir ao cinema quando você pode ver isso em sua própria casa, e de graça! – pensando que Marty elogiava a definição da imagem.
Marty: Eu estava me referindo ao anúncio do cigarro!
Lorraine: E o que tem de tão incrível?
Marty: A forma como ele fez o anúncio. O tabagismo causa câncer no pulmão. Como ele pode fazer esse tipo de operação e em seguida acender um cigarro? É uma loucura!
Sam Baines: Bem – resmungando – ainda não provaram nada. E não vejo o porque de um médico não poder anunciar cigarros.
Marty: Porque é imoral!

Sam Baines: Não seja bobo!

Marty: Bem – irritado – um dia vai ser proibido e aí vai ver a bobagem.


O mais provável é que a cena foi excluída pela proibição da publicidade de cigarros e mesmo não sendo um comercial poderia causar algum tipo de influência. O roteiro original com a descrição da cena inteira foi leiloado dia 19 de março de 2016, no estado americano da Califórnia.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...