quinta-feira, 30 de junho de 2016

Back to the Future II e as Previsões de Moda Confirmadas

De Volta Para o Futuro II e Suas Previsões de Moda

Quando o ano de 2015 chegou, não se falava em outra coisa que não fosse Os Erros e Acertos do futuro previsto em Back to the Future 2. Mostramos várias análises aqui sob o ponto de vista tecnológico, mas não colocamos nada especificamente sobre a moda (vestimentas) do dia a dia.

Marty e Doc com suas roupinhas do futuro! Ar-ra-za-ram!!!

Olhando com mais calma agora, podemos afirmar que os figurinistas do filme acertaram em muitas coisas quando comparado à moda atual. Ou será que a industria da moda foi influenciada pela película (a vida imitando a arte)? Acho que nunca saberemos completamente.

Começando pelo item mais icônico e desejável do filme, o tênis com cadarços automáticos:

Marty McFly e seu tênis em De Volta Para o Futuro Parte II

A Nike já havia lançado uma edição especial com esse mesmo design do tênis usado pelo Marty, chamado de Nike Air Mag, em 2011. 

Nike Air Mag 2011

Todavia, ela foi além, e fez uma versão funcional com cadarços automáticos, tornando o sonho em realidade. Saiba mais aqui.

Nike HyperAdapt 1.0 com Cadarços Automáticos

Sem qualquer ligação com o filme (será?), já temos há algum tempo, vários modelos de tênis de cano alto que lembram muito a estética dos tênis de basquete. São muito usados por quem faz parte ou se inspira na cultura hip hop ou do skate, criando um visual moderno e despojado. Em 2015, esse visual se tornou queridinho desse tipo de calçado. O que mais causou grande frisson entre fashionistas foi o da marca Adidas, o Yeezi, com a assinatura de ninguém menos do que Kanye West.

Kanye West e Kim Kardashian

Yeezy da Adidas

A jaqueta futurista do Marty é bem parecida com a nossa famosa jaqueta bomber, item indispensável para quem gosta do visual esportivo. Inclusive a escolha das cores é bem atual. Quem sabe daqui a alguns anos também teremos a tecnologia de auto-ajuste e auto-secagem presente naquela que o Marty usa? Um projeto para torna-la real já existe aqui.

Marty McFly em De Volta Para o Futuro Parte II


Calvin Klein Outono/Inverno 2015

O boné holográfico do Marty que, ainda, pode parecer exagerado, atualmente possui "primos" de tecidos e acessórios com essa estética, onde aparecem, com uma certa frequência, nas passarelas e também em celebridades antenadas. Stella McCartney é um exemplo de estilista que já apostou nessa tendência. E Jeremy Scott, estilista badalado da Moschino, sempre lança peças com esse mesmo apelo psicodélico/divertido.

Boné holográfico de Marty McFly em De Volta Para o Futuro Parte II

Acessórios e roupas holográficas

Rihanna de Stella McCartney

Até mesmo o Doc Brown e suas camisas divertidas, lembram o quanto as estampas com desenhos estão em alta, principalmente para o homens.


Doc Brown com camisa de estampa fun em De Volta para o Futuro Parte II

Doc Brown com camisa de estampa oriental em De Volta para o Futuro Parte II

Burberry Prorsum Inverno 2014/2015

E a caracterização da gangue que persegue o Marty em seus skates voadores (ou hoverboards) também merece atenção. Conseguiram prever no filme que a maquiagem gráfica e a mistura de texturas nas roupas seriam duas das maiores experimentações do mundo fashion atual. Além disso, a personagem feminina da gangue poderia facilmente estar numa campanha da marca Balmain (e essa jaqueta verde militar também).

A gangue futurística do Griff em De Volta Para o Futuro II

Make gráfica no filme e na beleza de Anthony Vaccarello Verão 2015

Mix de texturas no desfile da Chanel Verão 2015

É claro que nem tudo são acertos. Não se vê "normalmente" pessoas andando nas ruas, vestidas com roupas excessivamente coloridas (frutos de uma visão oitentista).

Roupas com estilo surfista e de aeróbica dos anos 80 não se tornaram comuns no seu bairro. Mas quem sabe em lugares alternativos como a Avenida Paulista (São Paulo)?

Crianças e idosos (Biff, estamos falando de você) não costumam usar suspensórios e calças xadrezada para passear no parque. Todavia, a verdade é que hoje é tudo tão liberal, que não é impossível ver alguma pessoa (destemida) fantasiada vestida assim!

Seguem agora alguns croquis originais da figurinista do filme, Joanna Johnston, que possibilita mais proximidade com sua visão de roupas futuristas de 2015 (e futuros anos), retirados de matéria recente da Vanity Fair sobre os bastidores do filme, “Behind The Scenes of Back to The Future Part II’s Version of 2015”:




Como todos podem ver, além de uma pérola do cinema, divertido, criativo e marcante, De Volta para o Futuro conseguiu também prever muito do que vivemos hoje! Entretanto, mesmo que eles não tivessem acertado em nada essas previsões, a gente os perdoaria. ;)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...