segunda-feira, 27 de junho de 2016

Teoria da Conspiração: Porque diabos Biff veste Adidas no começo do segundo filme?

No ano de 2003 elaborei juntamente com mais dois amigos o meu trabalho de conclusão de curso da graduação, o famoso TCC, e meu tema de pesquisa foram as mensagens subliminares na trilogia “De Volta Para o Futuro”.

Falar de mensagem subliminar é complicado porque nem todos acreditam no resultado e confesso aqui que ainda tenho minhas dúvidas quanto a sua eficácia. Encontrar evidências subliminares na trilogia encontramos, mas foram poucas. O que mais encontramos foram exposições de marcas, algumas lentas outras rápidas, o que descaracteriza o subliminar pois, na teoria, seria tudo que captamos inconscientemente.

Na composição do trabalho dividimos por filmes, dentro dos filmes as marcas pesquisadas e encontradas e em cada caso o estudo da imagem, se era subliminar ou propaganda. Tive por alguns anos esse trabalho hospedado em um site mas que com o tempo acabou sendo desativado. Minha ideia é de fazer o site novamente mas aproveito aqui o espaço pra colocar um dos questionamentos que fizemos em nossa pesquisa: que diabos fazia o Biff vestido com agasalho inteiro da Adidas no começo do segundo filme, já que em toda trilogia temos duas marcas evidentes que a patrocinam: Nike e Pepsi?


Rapidamente vamos fazer um contexto histórico: Adidas foi fundada em 1924 por Adi Dassler mas por divergências entre irmãos acabou dividida em 1949, surgindo da separação a concorrente Puma, fundada por Rudolf Dassler. A Nike surgiu décadas depois, somente em 1964, fundada por Bill Bowerman e Phillip Knight. A disputa entre as marcas é acirrada, principalmente no meio esportivo, e Adidas e Nike correspondem mais da metade desse embate, colocando em segundo escalão marcas como, além da Puma, Reebok, Umbro, entre outras.

Mas voltando a trilogia, podemos começar a responder a pergunta fazendo outro questionamento: quem usa Nike no filme? (E sim, seu Barriga estava errado quando fala que somente os idiotas respondem uma pergunta fazendo outra pergunta).

No filme, o mocinho da história, ou seja, Marty McFly é quem usa Nike, representando a figura do cara que sempre vai conquistar aquilo que almeja, aquilo que sonha e que sempre vai se dar bem na vida. Sacou? Não? Então vamos para outra pergunta: quem é Biff? O cara que sempre se deu mal, que não conquistou nada, que não é empregador e sim empregado e que vive, literalmente, caindo na merda.

Em resumo, no trabalho classificamos isso como uma sátira subliminar, porque apesar da marca Adidas ser exposta de forma clara, poucas pessoas fazem esse comparação que o filme propôs, de que, quer se dar bem na vida? Use Nike. Quer ser dar mal? Use Adidas.

O assunto é polêmico mas causa boas discussões. Em breve estarei postando outros temas referente ao trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...