quinta-feira, 28 de julho de 2016

A arma que Quase Matou Doc Brown


Em 1866, William Elliot patenteou o desenho de uma das mais significativas armas da história americana. Fabricado pela empresa Remington, a double-Derringer é caracterizada por seu pequeno tamanho e seu cano bem curto.


Mas na verdade, a criação desta arma lendária,fabricada no seculo 19  é de  ''Henry Deringer'', um armeiro da Filadélfia que desenhou vários modelos de armas .41. esforços iniciais de Deringer eram para contratos militares, produzindo pistolas, espingardas e rifles.


Em 1825, ele projetou o primeiro de grande calibre, pistolas de curto cano que levaria a considerável riqueza e fama para si mesmo.Usando a ação de pederneira básica no uso comum na época,as pistolas eram de carregar pela boca com tiro único.


''Não,eu o condeno...eu o condeno, ao inferno''



Abaixo podemos ver a arma idêntica,na qual Bufford usou no filme.




Deringer nunca reivindicou uma patente para as pistolas . O desenvolvimento e a cópia de seu projeto resultou na Derringer (double-r) pistola que foi genericamente fabricada amplamente por outras empresas. ( foi acrescentado um ''R''  ao termo ,''derringer''  surgiu para que outras companhias utilizassem do nome dele para produzir armas pequenas.)

Foi inventada primeiramente com o intuito de ser usada como arma defensiva pelas meretrizes dos Saloons do velho oeste.(abaixo foto de Annie Oakley em 1894)




A Remington Derringer é uma arma de cano duplo que, embora você só pode transportar dois cartuchos, teve ampla aceitação entre os cidadãos americanos. A principal razão é a sua fácil ocultação e transporte, já que praticamente cabe no bolso. . Isto levou a  Derringer a tornar-se a arma preferida entre os jogadores de poker do Velho Oeste, alcançando uma popularidade notável entre a sociedade americana da época. Assim, ao longo do tempo o termo "Derringer" tornou-se utilizado para se referir a pequenas pistolas únicas de ação rápida.Os cartuchos eram de .41 e normalmente tinham a precisão de curta distancia apenas, ou seja, uma arma usada para auto defesa sem um alcance consideravel para usos militares.


Abaixo vemos uma Deringer original.


Ganhou muita notoriedade por ter sido a arma usada por ''John Wilkes Booth'' para matar o presidente Lincoln nos estados unidos, o modelo que ele usou foi o modelo acima. Lincoln foi morto em 14 de abril de 1865, poucos dias após o fim da Guerra Civil Americanaele era o décimo sexto presidente dos EUA.


Abaixo uma representação do assassinato de Lincoln,feita por Currier e Ives 
(famoso por suas pinturas preto e branco)



A Deringer,é uma arma de pequeno calibre, e tinha apenas um único tiro,logo com outros modelos, tinha espaço para duas balas simultaneamente, e dependendo do modelo poderia disparar uma ou as duas balas de uma vez.



No filme o comparsa de Bufford lhe diz:  O que vai fazer chefe?

Bufford - ''Eu acho que se eu enterrar o cano da arma nas costas dele,ninguém vai ouvir o tiro''

Comparsa - ''É cuidado Bufford,você só tem uma bala nesse''

Bufford - ''Eu só preciso de uma''


No entanto,graças a Marty a bala atingiu o chapéu de Emmett e por pouco não pegou na sua cabeça. Um fato curioso é que quando Emmett usava o chapéu mais tarde, um buraco de bala era visível,preservando os fatos da história.

Os anos 20 foi uma época perigosa para as mulheres,a liberdade que haviam acabado de conquistar vinha acompanhada de uma série de riscos. Nem todas as mulheres estavam dispostas a sair acompanhadas e andar sozinhas pelas ruas das grandes cidades, podia ser muito perigoso. Muitos rufiões viam em mulheres desacompanhadas um alvo perfeito para suas investidas,elas precisavam se defender em caso de necessidade.

Sabendo disso, a companhia de armas Derringer (famosa pelas suas pistolas compactas) lançou no mercado aquela que viria a ser a primeira arma de fogo voltada para o público feminino. A pistola single-shot, imediatamente ficou conhecida como Lady Derringer.
A Lady Derringer era pequena o bastante para ser colocada na bolsa de qualquer mulher, em seu bolso do vestido, no chapéu, escondida na cinta da meia calça ou até mesmo na fenda do seu decote. A arma com cano de aço inoxidável media apenas 13 centímetros e pesava meras 420 gramas. O primeiro modelo colocado no mercado comportava uma única bala especial calibre 25, o suficiente para espantar ou eliminar um agressor.


Para agradar ao público feminino, a Derringer pensou em outros detalhes. A arma tinha acabamento de madrepérola ou marfim na coronha e detalhes entalhados com arabescos ao longo do cano. O formato da empunhadura podia ser ajustado sob medida e o desenho na coronha era pintado com esmalte. A Lady Derringer era uma pequena e mortal jóia.


Logo que foi lançada a Lady Derringer era considerada "a companhia perfeita para ser empunhada por qualquer mulher disposta a defender sua honra", ou ao menos era isso que dizia a propaganda da época. Ela custava 12 dólares, um valor alto para uma arma compacta.





Em 1925, uma dessas armas foi usada pela herdeira Eliza Hallbroke que em uma visita a Atlantic City a usou contra um ladrão. "Atirei quando ele chegou perto o bastante para eu sentir seu bafo de bebida" teria dito a moça logo depois do ocorrido. O fato é que esse incidente garantiu uma enorme propaganda para a Lady Derringer.

Várias outras companhias de armas, farejando o lucro, começaram a desenvolver seus próprios modelos de pistolas para senhoras, Foi nessa época que surgiram os modelos que permitiam miniciá-la com cartuchos calibre 32, 38 e até mesmo a letal 45.

Os "modelos genéricos" embora fossem bem mais em conta, por vezes resultavam em defeitos e problemas. Na melhor das hipóteses uma dessas armas podia simplesmente travar e negar fogo, no pior dos casos ela podia estourar na mão da atiradora provocando sérios danos.

A popularização das armas de fogo logo levou as mulheres a experimentar outros modelos além da Lady Derringer, e esse foi o fim das armas especiais para mulheres. Logo elas descobriram que não era necessário ter uma arma especial para elas, uma bala, podia matar à despeito do sexo de quem a empunhava.

As Deringer passaram a ser associadas a armas perigosas que representavam um grave risco para as próprias mulheres. Em 1928, o assassinato de um congressista de Chicago por uma prostituta chinesa armada com uma Derringer causou comoção e fez com que a arma fosse proibida em vários estados da união.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...