domingo, 3 de julho de 2016

Mensagens Subliminares: Coca-Cola em Back to the Future?

Depois da polêmica do post sobre Adidas x Nike nada melhor do que confrontar Coca x Pepsi! Mas aqui não vai ser polêmica e sim fatos!

Como a maioria dos fãs sabem, nos primeiros esboços do roteiro do primeiro filme, datados de 1980, a máquina do tempo seria uma geladeira que funcionaria a base de Coca-Cola. A ideia foi descartada assim como o “combustível” necessário para a viagem temporal. Na fase final de pré-produção, ou seja, antes das filmagens, Bob Gale e Robert Zemeckis fizeram uma comparação de quais foram os produtos que tinham mudado de aparência nos últimos 30 anos, ou seja entre 1955 e 1985. Entre esses produtos, perceberam que, enquanto a garrafa de Coca-Cola permaneceu quase que com o mesmo layout, a garrafa de Pepsi tinha sofrido várias mudanças no período e por isso a Pepsi acabou sendo a escolhida como parte dos dois primeiros filmes – e é claro, imagino eu, graças a um generoso contrato de publicidade.


Com a escolha da Pepsi, a equipe de produção queria retirar as menções a Coca-Cola do filme, mas Gale comentou que a piada era boa demais para ser deixada de fora. Tanto que Marty em 1955 pede uma ‘Tab’ e, logo em seguida, já que o próprio Lou não entende o que ele quer, pede uma ‘Pepsi’. Tab era um produto diet, lançado em 1963 e que pertencia à marca Coca-Cola.

Mas a referência a Coca não para por aí! Ainda em 1955 quando George vai ao Lou´s convidar Lorraine para o baile é possível ouvir uma pessoa do local pedir uma “Cherry Coke” que não existia naquele ano mas foi lançada justamente no mesmo ano de lançamento do filme, 1985. A referência, que existia no roteiro final, não foi excluída da produção.

Veja a cena no vídeo abaixo:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...