sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Uma virada de ano especial em Curitiba! Delorean & Torre do Relógio


Já faz um tempo que estava querendo ir para Curitiba e esse final de ano de 2016, consegui realizar essa vontade!

Não apenas por ser um lugar muito bem recomendado, tanto por amigos quanto em sites de viagens, Curitiba vai além de ser uma capital com muitos parques, museus e passeios: nos últimos anos ela ganhou notoriedade para quem é fã de Back to the Future.

Primeiramente, para quem não sabe, é lá que temos um dos maiores fãs-clubes ativos sobre De Volta para o Futuro, o Hill Valley Telegraph - De Volta para o Futuro Fandom. Iniciativa que começou com o Tarcisio Cavalcante, hoje seu grupo no Facebook possui mais de 700 integrantes, muitos dos quais são moradores da própria cidade, o que proporciona encontros mais fáceis entre os fãs (geograficamente falando).

Nós do Blog BTTF sempre tentamos reunir o pessoal para encontros em diversos lugares e situações em São Paulo, e tirando o nosso Baile Encanto Submarino que aconteceu em out/2015, dificilmente conseguimos reunir muita gente ao mesmo tempo e no mesmo lugar. Talvez pelos próprios escritores (aqui da página) morarem muito distantes uns dos outros (temos gente até em Portugal) ou por São Paulo ser maior e mais complexa, os nossos encontros perdem força frente a uma capital compacta, mas bem estruturada como Curitiba. Cidade aliás que passou a ser considerada a capital nerds do país, vide as dezenas de eventos de anime e cosplay que aumentam ano após ano.

Para complementar, foi através do contato com esse Fandom, que pudemos conhecer outros dois amigos especiais, o Jonas Borges e o Cleber Mauricio (hoje, postador e parte integrante da equipe Blog Back to the Future).

Em segundo lugar, não bastasse o grupo curitibano possuir muitos membros vizinhos (todos bacanas por sinal), eles ainda possuem um super trunfo que desafia qualquer outra comunidade do Brasil a ter mais fanáticos: um dos integrantes é dono de um carro Delorean original! Great Scott!!

O empresario Marlus Pertile realizou o desejo que basicamente todo fã brasileiro de BTTF sonha: comprou um Delorean e se casou em 2013 levando a noiva Juliane no carro até a igreja!

Somente algum tempo depois que Pertile viria a conhecer o grupo Hill Valley Telegraph, do qual participou ativamente em muitos eventos, entrevistas, jornais (especialmente em 2015). O seu Delorean já apareceu em diversos encontros e ficou exposto até no Park Shopping Barigui de Curitiba, juntamente com exibições especiais de Back to the Future no Cinemark.


Delorean exposto no Park Shopping Barigui em 2015

Ao longo de nossa jornada, nós do Blog até conhecemos outros donos de Deloreans em São Paulo (que são poucos, afinal o carro é raro e custa uma pequena fortuna importa-lo), todavia nenhum desses donos se mostraram muito interessados em participar de eventos. Alguns proprietários gostam de BTTF mas não são fanáticos pelos filmes, para eles o mais importante é o carro em si, não sendo imprescindível estar em encontros de malucos. Analisando a situação, ter um amigo fã como Marlus, faz total diferença na vida de um "backtomaniaco". 

Jonas, Tarcisio e Cleber na frente da Máquina Delorean do Marlus

Marlus (esquerda), Tarcisio (de vermelho) e a turma do Jovem Nerd fazendo o comercial da Black Friday 2016

E a terceira e ultima questão, Curitiba tem um relógio da Igreja da Ordem que marca, há anos, o horário emblemático do filme e empolga fãs da trilogia na cidade! Instalado na torre da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, ou, simplesmente, Igreja da Ordem, localizada no Largo da Ordem, inaugurada em 1737 (a mais antiga igreja da capital paranaense), o relógio tem uma relação especial:  ele fica eternamente parado as 10:04 igual um certo relógio da torre que foi atingido por um raio em Hill Valley...

Relógio da Igreja da Ordem marcando 10:04: uma pura (e deliciosa) coincidência ou apenas obra de um fã? Mistérios...

Na semana da virada 2017!

Estando em Curitiba de férias, eu sabia que poderia encontrar esse pessoal mais facilmente. Na verdade, algumas pessoas eu já conhecia do Baile Encanto Submarino em SP, como o Jonas e Marlus, mas faltava reunir a galera em um evento único!

O Marlus gentilmente se ofereceu para buscar minha esposa e eu no hotel que estávamos hospedados, para irmos no Hard Rock Café e, adivinhem, ele iria me buscar de Delorean!!!


Imaginem a cara que eu fiz quando isso estava estacionado na frente do hotel me esperando?

Como não cabia todo mundo na máquina do tempo, fomos o Marlus e eu no Delorean, e nossas esposas foram em outro carro (nada mais justos que deixar os mais fanáticos no melhor carro kkkk). Nunca havia andando dentro de um Delorean e confesso que fiquei bobo, foi uma emoção muito grande estar dentro daquele veículo em movimento e sei que muita gente aqui (principalmente no Brasil) sente o mesmo desejo. Eu já havia entrado várias vezes no Delorean da Rede Graal, uma réplica fiel ao filme 2, porém lá o carro apenas se balança simulando o modo hover, e não se tem a real interação de andar nas ruas.

Para minha grata surpresa, eu achei que o carro anda muito bem (vide que as pessoas vivem reclamando do motor do Delorean). Claro que a gente não tentou acelerar a 88 milhas por hora, mas para ir em um evento ou outro, o carro cumpre muito bem seu papel !

Veja o vídeo do "rolezinho" com o Delorean

Como era quarta a noite (28/12/16) na semana de ano novo, não tinha muita gente nas ruas. Mas chegando no Hard Rock Café a febre tomou conta das pessoas na fila. Todo mundo queria tirar uma foto da máquina do tempo.


Eu não queria sair do Delorean!

Estacionamos e encontramos alguns amigos da Hill Valley Telegraph - De Volta para o Futuro Fandom. Foi uma noite muito divertida, com muitas histórias de BTTF.

Juliane, Marlus, Drumonix, Denise, Luciana, Tarcisio, Jonas (faltou só o Cleber)

Um pouco antes de sair, nos deparamos com uma cena pitoresca: alguém estava abrindo a porta do Delorean, sem autorização!! Santo Deus, Marty!!! Pensei que era o Biff tentando roubar a máquina do tempo para entregar o almanaque para si mesmo mais jovem. Sorte nossa que era apenas um fã (maluco) e entusiasmado demais! Sem danos no interior e exterior do veículo, partimos em paz para casa, mas que isso não se repita!!!

De volta para o carro! Drumonix e o Marlus!

Para completar a saga de fanatismo por BTTF na capital Curitibana, agendamos um encontro no dia 31/12/16 as 19:30, eu e minha esposa, o Cleber e o Jonas, na frente da Igreja da Ordem com o relógio que marca 10:04 eternamente para estourar uma champagne em grande estilo!!!


Veja o vídeo da celebração!

E esse é o final de um passeio maravilhoso por Curitiba! Espero que tenham gostado desse texto e que comentem aqui quais as suas realizações como fãs de BTTF? Quantos amigos você fez só por causa desses filmes?

Desejamos um Feliz Ano Novo, Feliz 2017, com muita paz, amor, saúde e prosperidade!

São os votos do Blog Back to the Future & Hill Valley Telegraph BR

3 comentários:

  1. A torre parada não né. O relógio da torre. Kkkk

    ResponderExcluir
  2. Demais!!!!!! Sensacional!!! Quero levar monha esposa pro vasamento de Delorean tambem!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...