quinta-feira, 1 de março de 2018

Referências de De Volta para o Futuro em Dragon Ball Super

Dragon Ball Super está chegando aos seus últimos episódios neste mês de março (termina dia 25/03), mas não fique triste pois neste artigo você poderá, sempre que quiser, embarcar em nossa máquina do tempo pessoal e rever seus personagens preferidos!


Quando a gente fala em máquina do tempo a primeira coisa que vem na mente é certamente a máquina do tempo criada pelo Doutor Brown, naquele DeLorean.

Mas é claro que não é apenas na trilogia amada que temos uma máquina do tempo construída com estilo. Há muitas outras por aí na ficção e que só falta existir na realidade.
As mais famosas são:

DeLorean, Máquina do Tempo de H.G Wells e a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space)

O famoso mangaká (termo usado para autor de história em quadrinho japonês, roteirista e desenhista de mangá) Akira Toriyama - criador do mangá e do animê (termo usado para desenho animado japonês) de maior sucesso do Japão, a franquia Dragon Ball - também criou suas próprias versões de máquinas do tempo:

Máquina do Tempo - "Hope" - Dragon Ball Z (versão animê)
Máquina do Tempo - "Hope" - Dragon Ball Z (versão mangá)
Máquina do Tempo - "Time Slipper" - Dr. Slump (versão animê)
Máquina do Tempo - "Time Slipper" - Dr. Slump (versão mangá)

Sim, esse "reloginho maluco" e o "tapete", acreditem se quiser, funcionam como uma máquina do tempo. Foi criado ainda na década de 80 no desenho/mangá chamado Dr. Slump (é um desenho muito engraçado diga-se de passagem, bem hilário, para quem curte humor nonsense é um prato cheio).

Porém, o que viemos trazer para vocês aqui é uma referência à lousa do Doutor Brown (em De Volta para o Futuro parte 2) dentro de Dragon Ball Super (no capítulo 14 do mangá)!


A máquina do tempo criada pela Bulma, mãe do personagem Trunks (o viajante do tempo) se chamada Hope (esperança em inglês) e foi vista pela primeira vez na saga dos "Androides" logo após o término da saga "Freeza". Houve um especial de TV explicando sua origem e sobre o futuro alternativo de onde esse Trunks veio. Este futuro estava sendo assolado pelos Androides Nºs 17 e 18 (imaginem esses androides como se fossem Exterminadores do Futuro modelos T-800). Neste futuro alternativo o Trunks perdeu vários de seus amigos em batalhas e então a Bulma (sua mãe que é cientista e inventora) criou uma máquina do tempo para que o futuro deles pudessem ser salvo de uma vez por todas.

Se prestar bastante atenção, esse plot da história, por si só, já podemos considerar que é uma grande referência ao filme De Volta para o Futuro parte 2, onde vemos um Marty McFly que precisou voltar no tempo e salvar seu futuro (no caso o seu presente, de 1985) de um grande vilão (que praticamente exterminou a cidade e matou seu pai). 

Pois então agora chegamos à referência... essa máquina do tempo chamada Hope é vista outra vez no arco de história do novo Dragon Ball Super, precisamente no capítulo 14 do mangá.


Trunks precisou voltar no tempo e pedir ajuda aos heróis do passado, mais especificamente aos heróis de uma Terra Paralela (segundo prediz a Teoria-M ou Teoria das Cordas), para evitar a ameaça do personagem maligno chamado apenas de Goku Black - que simplesmente dizimou todo o planeta (sobrando apenas alguns poucos refugiados).

E é nessa história que vemos uma professora explicando na lousa a teoria sobre viagens no tempo, igualzinho o Doc Brown fez em De Volta para o Futuro 2 em 1985 Alternativo para o Marty.

Segundo a professora explicou, para cada viagem no continuum espaço-tempo na qual o passado é alterado, automaticamente é criado uma Terra Paralela (ou seja, podemos dizer que seria uma espécie de linha do tempo tangente).


Interessante isso tudo, não é mesmo?!

Até o presente momento este mangá não foi lançado oficialmente no Brasil (os outros mangás da franquia Dragon Ball foram editados pela Editora Panini, porém quem trouxe para o Brasil pela primeira vez foi a Conrad Editora), mas para quem sabe ler inglês pode ser importado por aqui.

Nos vemos no futuro... ou no passado (ou numa Terra Paralela).

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...